Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

CURTE IOGURTE

O CURTE IOGURTE é um projeto pedagógico desenvolvido no âmbito de um outro Programa, o 1 Iogurte por Dia.

Este projeto vive nas escolas e pretende que as crianças e jovens percebam a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico.

Pergunta ao teu professor como é que podem fazer parte deste projeto e aprender mais sobre a Roda dos Alimentos e, em específico, sobre o consumo de iogurte. Com este projeto, e com o Guigas, vais aprender a história do iogurte, algumas curiosidades, como é feito e qual a sua importância, entre outras coisas.

O Guigas

Olá! Eu sou o Guigas e vou acompanhar-te nesta aventura que é crescer de forma saudável!

Sou doido por iogurtes e adoro comê-los todos os dias ao lanche e faço questão de comer de forma completa e equilibrada e para isso tive de estudar bem a Roda dos Alimentos e o que ela nos diz.

Para além de iogurtes, gosto muito da escola e dos meus amigos e andamos sempre juntos para todo o lado. São a melhor companhia para partilhar histórias mas também corridas, jogos e passeios de bicicleta! Juntos temos uma alimentação saudável e fazemos muita atividade física.

Para nos ajudar contamos com o projeto CURTE IOGURTE que nos explica tudo o que precisamos sobre alimentação saudável, em específico a Roda dos Alimentos, mas também algumas curiosidades sobre o iogurte, a sua história e os benefícios do seu consumo.

O Iogurte e a Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de diferentes dimensões, os quais indicam a quantidade de alimentos de cada grupo que deve estar presente na nossa alimentação:

  • Cereais e derivados, tubérculos – 28%;
  • Hortícolas – 23%;
  • Fruta – 20%;
  • Laticínios – 18%;
  • Carnes, pescado e ovos – 5%;
  • Leguminosas – 4%;
  • Gorduras e óleos – 2%.

O iogurte pertence ao grupo dos laticínios e os alimentos deste grupo oferecem além de proteínas e vitaminas, minerais, em especial o cálcio e fósforo, que são muito importantes para teres ossos, dentes e músculos fortes e saudáveis.

Entre os vários alimentos deste grupo, o iogurte tem a particularidade de ter na sua composição fermentos láticos que são uns micróbios que transformam o leite em iogurte e depois desta transformação o cálcio é mais facilmente usado pelo organismo, pois já se encontra em partículas mais pequenas. O iogurte é um alimento saudável e equilibrado, fornece vários nutrientes essenciais e poucas calorias, pelo seu equilíbrio nutricional, pelo seu sabor, pela sua versatilidade e variedade é a opção ideal para os teus lanches.

Gostas de estar parado?

Gostas de estar parado? Pois, o Guigas também não. E ele sabe a importância de andar de bicicleta, correr, dançar, brincar à apanhada ou às escondidas, mas também, participar em aulas de futebol, voleibol, basquete, ginástica, ou natação. Ele sabe que só assim vai manter-se com um peso equilibrado, saudável e cheio de energia, tal como uma criança deve ser!

Por dia recomendamos que tenhas 60 minutos de atividade física. Pode parecer muito mas vais ver que entre umas corridas e saltos à corda vai ser num instante!

Aprende divertindo-te

Descarrega aqui uma atividade que preparámos para ti sobre a Roda dos Alimentos e pinta o Guigas da forma que mais gostares!

  Atividade Roda dos Alimentos

  Atividade Desenho para colorir