Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Sobre o Projeto Pedagógico

O CURTE IOGURTE é um projeto pedagógico desenvolvido no âmbito do Programa 1 Iogurte por Dia, tendo como promotores a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

O Programa Nacional de Promoção de Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde considera o consumo diário de iogurte, e laticínios com teores reduzidos de gordura, importante para a obtenção de uma alimentação equilibrada, quando integrados numa alimentação saudável e diversificada. O consumo de iogurte, em mais de uma unidade por dia, está associado a uma redução de 20% no risco de excesso de peso ou obesidade, podendo esta redução chegar aos 32% quando ao consumo de iogurte se associa um maior consumo de fruta.

Missão

O projeto CURTE IOGURTE pretende:

  • Informar, sensibilizar e mobilizar para as boas práticas do consumo diário de iogurte.
  • Promover o iogurte e a sua importância numa alimentação saudável e, especificamente, nos momentos de lanche (refeições intercalares), no âmbito de um estilo de vida saudável.

O início

A primeira abordagem para o target kids foi feita no ano letivo de 2014/2015, com o lançamento às escolas com 1.º ciclo do desafio de criar uma mascote que representasse os valores do programa 1 Iogurte por Dia. Nasce assim, o projeto CURTE IOGURTE e a sua mascote – Guigas.

No ano letivo de 2015/2016, no seguimento deste desafio, o projeto entrou pela primeira vez nas escolas portuguesas para ajudar as crianças a terem melhores hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis.

Parceiros

O CURTE IOGURTE é o projeto pedagógico do Programa 1 Iogurte por Dia e tem como promotores estruturantes:

Apoios