Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

O Guigas está a chegar às escolas!

As escolas que aderirem ao projeto receberão diversos materiais que facilitam a aprendizagem pedagógica dos temas de alimentação saudável e estilos de vida saudável e terão oportunidade para participar numa Missão Secreta até maio de 2019. 

As inscrições estão quase a abrir, fiquem atentos!

 

O Iogurte e a Roda dos Alimentos Mediterrânica

A Roda dos Alimentos Mediterrânica é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: Cereais e Derivados, Tubérculos; Hortícolas; Frutas; Laticínios; Carnes, pescado e ovos; Leguminosas; Gorduras e óleos.

A Roda dos Alimentos Mediterrânica, agora apresentada, acrescenta ao seu formato original em forma de roda, um círculo exterior que evidencia os alimentos mediterrânicos. A Roda remete ainda para outros princípios do padrão alimentar mediterrânico como por exemplo a sazonalidade e a importância de determinados alimentos.

O iogurte está representado no grupo dos laticínios junto do leite, do queijo, do requeijão, da manteiga e da nata. Segundo a Roda dos Alimentos Mediterrânica, o consumo de latícinios deve ser entre 2 a 3 porções por dia. 

CURTE IOGURTE

O CURTE IOGURTE dirige-se às escolas com o 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende criar nas crianças, entre os 6 e os 9 anos, hábitos de alimentação e e estilos de vida saudáveis, de uma forma divertida e sobretudo pedagógica, com destaque para a importância do papel do iogurte. Assim,este projeto pedagógico pretende promover o consumo do iogurte, enquanto parte integrante de um lanche saudável e nutritivo para crianças e jovens, como fonte de proteínas, vitaminas e cálcio, contribuindo para uma dieta equilibrada e saborosa ao mesmo tempo.