Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO!

O projeto pedagógico Curte Iogurte, dirigido às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de âmbito nacional, tem como principais objetivos:

  • Sensibilizar alunos e professores para a importância de uma alimentação saudável e estilos de vida saudáveis;
  • Promover o consumo do iogurte, enquanto parte integrante de um lanche saudável e nutritivo para crianças e jovens, como fonte de proteínas, vitaminas e cálcio, contribuindo para uma dieta equilibrada e saborosa.

Ao longo do ano letivo, disponibiliza às escolas aderentes materiais de apoio para que possam trabalhar as temáticas do projeto e lança ainda um desafio para envolver os mais novos de forma lúdico-pedagógica. No final, existem sempre prémios que pretendem reconhecer as escolas mais ativas!

Mas o trabalho não se fica por aqui. O envolvimento dos encarregados de educação e da família é essencial para que os mais novos integrem hábitos de alimentação equilibrados e nutritivos.

Assim, o Curte Iogurte lança também um desafio aos encarregados de educação e familiares: ajudar os mais novos a preparar lanches saudáveis, a ter uma alimentação variada e claro, a praticar atividade física - seja a correr, saltar, brincar, o importante é que seja também divertido!

Receitas

Um lanche completo deve ser composto por laticínios, cereais e fruta. Ficam aqui algumas sugestões com iogurte… e muito económicas!

1ª Receita:
1 Iogurte sólido de aromas + ½ pão de mistura com uma fatia de fiambre de aves + 1 maçã

2ª Receita:
1 Iogurte líquido aromatizado + 3 bolachas tipo ‘Maria’ + 1 banana

3ª Receita:
1 Iogurte sólido natural não açucarado + 5 colheres de sopa de flocos de milho + 2 colheres de sopa de frutos oleaginosos (nozes, amêndoas ou avelãs)

4ª Receita:
1 Iogurte líquido aromatizado + 1/2 pão de trigo integral + 6 ou 7 frutos vermelhos

5ª Receita:
1 Iogurte sólido de aromas + ½ pão de centeio com uma fatia de queijo magro + 1 maça desidratada

Especialmente para si, e para que possa consultar sempre que precisar, preparámos um manual sobre alimentação saudável e algumas dicas para o ajudarem na preparação dos lanches dos seus filhos.

  Brochura para Pais

Nas escolas

O CURTE IOGURTE chega às escolas portuguesas com o 1.º Ciclo do Ensino Básico para promover uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Nas escolas, o CURTE IOGURTE oferece aos professores e aos alunos materiais e conteúdos de apoio à aprendizagem destas temáticas de forma pedagógica e divertida!

Ao aderirem as escolas participantes têm acesso a materiais para trabalharem o projeto:

  • Plano Individual de Alimentação Saudável;
  • Folheto e Dossier do Professor;
  • Folheto e Manual do Aluno; 
  • Fichas de atividades adaptadas por ano letivo.

As escolas, professores e alunos que aderem ao projeto podem ainda ganhar prémios pela sua participação no CURTE IOGURTE. As escolas aderentes serão desafiadas a participar num desafio proposto no 1º semestre ano, de onde serão selecionadas 3 escolas vencedoras, que receberão prémios em material educativo. 

No ano letivo de 2017/2018 será lançado um desafio para as famílias no 2º semestre do ano. Pais e encarregados de educação estejam atentos! A família vencedora do desafio ganhará um prémio!

O Iogurte e a Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos indica a proporção em que cada grupo de alimentos deve estar presente na alimentação diária e é composta por 7 grupos de alimentos: Cereais e derivados; tubérculos; Hortícolas; Frutas; Laticínios; Carnes, pescado e ovos; Leguminosas; Gorduras e óleos.

O leite é um alimento indispensável na alimentação, especialmente nas primeiras etapas da vida. É um alimento de composição muito variada e rica. Para além do leite, no grupo dos laticínios podemos também ver os derivados lácteos, uma ampla gama de produtos alimentares que se obtêm a partir do leite. Segundo a Roda dos Alimentos, o consumo de laticínios deve ser de entre 2 a 3 porções por dia, sendo uma porção equivalente a, por exemplo, 1 iogurte líquido ou 1 e 1/2 iogurte sólido de 200 gr.

Dicas

Os lanches têm um papel muito importante no dia alimentar pois para além de ajudarem a manter os níveis de energia constantes, se forem equilibrados, também são refeições-chave para ajudarem a atingir as quantidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais. Para além disso, os lanches ajudam a que os intervalos entre refeições não ultrapassem as 3 horas. Iogurte e fruta são uma excelente combinação para ajudar a manter um peso equilibrado e um corpo saudável, devendo ser os eleitos nos lanches dos seus filhos.

Dê o exemplo! Se os pais se alimentam de forma equilibrada, estimulam os filhos a se alimentarem da mesma forma.

Para estimular o apetite pelo lanchinho saudável, peça a ajuda da criança para o preparo. Prefira lancheiras ou marmitas térmicas para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo, nomeadamente os iogurtes. Não se esqueça de incluir a água, alimento que deve ser consumido em abundância pela criança.